segunda-feira, 31 de maio de 2010

GESTÃO DO CONHECIMENTO: Um Diferencial de Competitividade


No ambiente organizacional onde a característica mais marcante é a velocidade com que as informações circulam, impulsionada pelo processo de globalização, novas tecnologias, pela competição acirrada, o mercado consumidor cada vez mais exigente, que exige das organizações adaptações e respostas rápidas a nova sociedade moderna do conhecimento. As organizações necessitam cada vez mais de “pessoas” que sejam capazes de agir dentro do mundo de instabilidade. Pessoas, que possam adaptar-se e responder instantaneamente às novas questões que são impostas pelo mercado em plena era da informação, atuando de maneira inovadora e criativa, repensando os antigos modelos, proporcionando mais dinamismo e entusiasmo, objetivando um diferencial de competitividade.

Outrossim, as organizações precisam reagir rapidamente às novas condições do novo mercado, como também às novas necessidades do cliente, que constantemente procuram soluções criativas e melhoria contínua em produtos, processos e serviços. As organizações atualmente têm que se adaptar continuamente, desenvolver e inovar. Assim o conhecimento tem sua importância, porém a forma de gerenciá-lo revolucionou o modo das organizações trabalharem, tornando seu maior diferencial competitivo, de tal modo, a participação das pessoas é um fator primordial para o sucesso da implementação da gestão do conhecimento nas organizações. Isso se deve ao fato de que o conhecimento é uma construção pessoal, mesmo que desencadeada nos processos sociais. Está vinculado ao desenvolvimento de habilidades e competências para interpretar as informações e transformá-las em ferramentas para nortear ações e apoiar as tomadas de decisões. Por esse motivo mero acesso a informações não chega a significar um diferencial de competitividade para as organizações. O acesso à informação é importante, mas somente se vinculado à construção do conhecimento. Este sim pode tornar-se um diferencial de competitividade, desde que ajustado por uma gestão adequada.

Na gestão do conhecimento tudo gira em torno das pessoas, do colaborador da empresa que detém o conhecimento para vantagem competitiva, seja sobre processos de negócios, seja sobre o mercado em que atua, ou seja, sobre os clientes. Sendo assim, o ser humano é o principal e imprescindível agente para uma eficiente implementação da Gestão do Conhecimento, dada a capacidade de uma organização em converter o conhecimento tácito em conhecimento explícito e vice-versa.

Considerando a Gestão do Conhecimento uma ferramenta essencial na sociedade da informação para que as organizações possam manter-se competitivas no cenário atual globalizado, em busca da qualidade e produtividade na obtenção de resultados nunca antes alcançados, com o propósito de atingir o sucesso organizacional.

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